Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/16592
Tipo: masterThesis
Título: Memória institucional e sua possibilidade educativa: análise da revista O Sucesso do Grupo Claudino
Autor(es): Fortaleza, Keynayanna Késsia Costa
Orientador: Moura, Cláudia Peixoto de
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Fecha de Publicación: 2018
Palabras clave: MEMÓRIA INSTITUCIONAL
MÍDIA
EDUCAÇÃO
COMUNICAÇÃO SOCIAL
Resumen: Nos últimos anos, observamos o desenvolvimento e a expansão de duas áreas de conhecimento. Cada uma, à sua maneira, conquista espaço nas organizações brasileiras: a Memória Institucional e a Educação. A Memória Institucional, desde a década de 1980, firma-se nos ambientes corporativos, através da consolidação de projetos e de produtos memorialísticos. Já a Educação, através da utilização da comunicação como um processo educativo, visa ao desenvolvimento de novas formas de expressão e difusão do saber, proporcionando novos papéis para os meios de comunicação. Nossa pesquisa foi realizada junto a um conglomerado empresarial que surgiu, na década de 1950, na região Nordeste do Brasil: o Grupo Claudino. Sediado em Teresina, capital do estado do Piauí, a organização começou a investir em produtos de memória com a elaboração da sua primeira mídia institucional, a revista O Sucesso, lançada em 1972. O principal objetivo do nosso estudo é interpretar o papel da revista O Sucesso na construção da memória do Grupo Claudino, bem como seu viés educativo, partindo da relação estabelecida entre as seguintes temáticas: Memória Institucional, Mídia e Educação. A investigação possui caráter bibliográfico e documental, com abordagem quanti-qualitativa, tendo como método a Hermenêutica de Profundidade de Thompson (2009), e a técnica de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (1977). Pretendemos, com nossa investigação científica, contribuir para o debate acerca da atuação desempenhada pelas mídias institucionais, nos ambientes empresariais brasileiros, proporcionando novos olhares e possibilidades para a Memória nas Organizações.
In recent years, we have seen the development and expansion of two areas of knowledge. Each one, in its own way, gains space in Brazilian organizations: Institutional Memory and Education. Institutional Memory, since the 1980s, has been firmly established in corporate environments, through the consolidation of projects and memorial products. Education, through the use of communication as an educational process, seeks to develop new forms of expression and diffusion of knowledge, providing new roles for the media. Our research was carried out together with a business conglomerate that emerged, in the 1950s, in the Northeast region of Brazil: the Claudino Group. Headquartered in Teresina, capital of the state of Piauí, the organization began investing in memory products with the production of its first institutional media, O Sucesso magazine, launched in 1972. The main objective of our research is to interpret the role of O magazine Success in the construction of the memory of the Claudino Group, as well as its educational bias, starting from the relationship established between the following themes: Institutional Memory, Media and Education. The research has a bibliographical and documentary character, with quantitative-qualitative approach, using Thompson's Depth Hermeneutics (2009), and the Content Analysis technique proposed by Bardin (1977). We intend, with our scientific research, to contribute to the debate about the performance of institutional media in Brazilian business environments, providing new perspectives and possibilities for Memory in Organizations.
URI: http://hdl.handle.net/10923/16592
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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