Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/15276
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPase, André Fagundes
dc.contributor.authorBackes, Suelen
dc.date.accessioned2019-08-07T12:01:43Z-
dc.date.available2019-08-07T12:01:43Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/15276-
dc.description.abstractA partir do YouTube, qualquer pessoa pode publicar vídeos na Internet sem a necessidade da validação por parte de um veículo de comunicação de massa, podendo alcançar o status de influenciador digital. O presente estudo tem por objetivo investigar os youtubers profissionais, diante do contexto atual de consumo e vídeos on-line. Após um resgate histórico da plataforma de entretenimento on-line, do comportamento e do interesse de quem consome os vídeos, foi analisada a motivação dos criadores de conteúdo no YouTube e as reflexões a partir dos conceitos da hipermodernidade e do hiperconsumo, de Lipovetsky. Através de um estudo de casos múltiplos, quatro canais com mais de um milhão de inscritos foram observados, definidos a partir de mercados simbólicos e de consumo no contexto da sociedade contemporânea e amplamente abordados no YouTube: Me Poupe! (Nathalia Arcuri), finanças pessoais; Boca Rosa (Bianca Andrade), maquiagem e beleza; Flavia Calina, educação infantil e maternidade; e Danielle Noce, gastronomia. Como principais conclusões, as análises revelam que os criadores de conteúdo observam questões de estilo e encantamento na sua produção regular e constante. Assim, ao longo do tempo, conseguem a identificação do público, a audiência, os inscritos, o engajamento, a influência e, portanto, tornam-se profissionais nesta plataforma.pt_BR
dc.description.abstractAfter the creation of YouTube, any person can publish videos on the Internet without the validation from a broadcast network and achieve the status of social media influencer. The objective of this study is to investigate professional youtubers in the current online video consuming context. After a historical rescue of the online entertainment platform, the behavior and the interest of the people who watch the videos, the study analyzed the motivation of the content creators on YouTube and the observations of hypermodernity and hyper-consumerism concepts from Lipovetsky. Through a multiple case study, four channels with more than a million subscribers were observed, defined by symbolic and consumerism markets in the contemporary society context and widely approached on YouTube: Me Poupe! (Nathalia Arcuri), personal finance; Boca Rosa (Bianca Andrade), makeup and beauty; Flavia Calina, childhood education and maternity; and Danielle Noce, gastronomy. The main conclusions drawn from the analyses reveal that the content creators observe style and grace in their regular and constant productions. Therefore, in the long run, they achieve public recognition, audience, subscribers, involvement, influence and, eventually, they become professionals in this platform.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectREDES SOCIAISpt_BR
dc.subjectYOUTUBEpt_BR
dc.subjectPERSONALIDADES DA INTERNETpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.titleProdução e consumo de vídeos on-line: análise de práticas e técnicas para o desenvolvimento de influenciadores digitais profissionais a partir do YouTubept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000495337-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo5,49 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.