Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/9861
Tipo: doctoralThesis
Título: A representação da mobilidade social como estratégia de persuasão na telenovela Avenida Brasil
Autor(es): Santos, Ana Leila Melonio dos
Orientador: Haussen, Doris Fagundes
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Fecha de Publicación: 2016
Palabras clave: MOBILIDADE SOCIAL - BRASIL
TELENOVELAS - BRASIL - HISTÓRIA
COMUNICAÇÃO SOCIAL
Resumen: Esta pesquisa tem como objeto de estudo a representação da mobilidade social como estratégia de persuasão na teledramaturgia brasileira. Para tal, analisa-se a presença da chamada nova classe média na telenovela Avenida Brasil. A partir das mudanças socioeconômicas ocorridas no país, na década de 1990, demonstra-se como a Rede Globo apresentou a chamada nova classe média, a partir da análise das estratégias narrativas da telenovela quantos aos efeitos do real e o estabelecimento de vínculos da narrativa com o público. Discutiram-se os aspectos socioculturais que a narrativa apresenta, visando estabelecer vínculos com o telespectador e, assim, captar a atenção para trama. O percurso metodológico alicerçou-se nas categorias da retórica (mostração, interação e sedução) a partir de Pinto (1999), conjugadas às técnicas de: estranhamento, entranhamento e desentranhamento de Silva (2011), em convergência com a análise de conteúdo. O estudo desvenda o processo de persuasão da trama, no entrelaçamento da ficção com a realidade, quando se evidencia fortemente a ascensão social e o estilo de vida de uma suposta “nova classe média brasileira” emergente, não como resultado de uma mudança estrutural na sociedade brasileira, mas como uma estratégia retórica que, combinada com uma fabulação bem construída, mesclou elementos clássicos do folhetim tradicional com inovações dramáticas e técnicas que deram verossimilhança à trama, pelo incremento de novos recursos narrativos.
This research has as object of study the representation of social mobility as a persuasion strategy in Brazilian soap operas. To this end, we analyze the presence of the new middle class in Brazil Avenue Soap Opera. From the socio-economic changes in the country, in the 1990s, it is shown as the Globo TV, presented the new middle class, from the analysis of the soap opera narrative strategies how to real effects and the establishment of narrative links with the public. Were discussed sociocultural aspects that narrative features, to establish links with the viewer and thus attract attention to the plot. The methodological approach its foundations is the rhetoric of categories (mostração, interaction and seduction) from Pinto (1999), the combined techniques: estrangement, entrainment and withdrawal of Silva (2011), in convergence with the content analysis. The study uncovers the process of persuasion of the plot, the interweaving of fiction with reality, when it strongly emphasizes the social rise and the lifestyle of a supposed “new Brazilian middle class” emerging, not as a result of a structural change in society Brazilian, but as a rhetorical strategy that, combined with a well-constructed fictions, blended classic elements of the traditional broadsheet with dramatic and technical innovations that give verisimilitude to the plot, the increase of new narrative resources.
URI: http://hdl.handle.net/10923/9861
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000482788-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo3,18 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.