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dc.contributor.advisorAlmeida, Stefânia Ordovás de
dc.contributor.authorBittencourt, Rafael
dc.date.accessioned2016-07-29T12:04:04Z-
dc.date.available2016-07-29T12:04:04Z-
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/8648-
dc.description.abstractThe constant evolution of technology as well with its increasing influence on our daily lives has directly affected the way we live, and consequently the way we consume. This increasing importance of technology has attracted the interest from researchers in the marketing area. This process has contributed to a significant increase in the number of studies that seek a better understanding of the consumer’s relationship with technology and its adoption process. That said, the technology propensity adoption emerges as an important construct to understand this complex consumer's relationship with technology. In this sense, the scale Technology Propensity Adoption (TAP) developed by Ratchford and Barnhart (2011) suggest a model comprising inhibiting factors (dependence and vulnerability) and factors that encourage (optimism and proficiency) the adoption of technology represents an important advance in understanding this relationship. Thus, the main objective of this research is to verify the applicability of TAP scale in the Brazilian context, by replicating the measuring instrument to a sample of 428 consumers in the city of Porto Alegre.The results show the validity of TAP scale as a reliable and valid instrument for measuring the technology adoption propensity of the brazilian consumers, confirming the four dimensions proposed by the original study. The data also indicate significant differences betwen consumers in this study compared to the original study of Ratchford and Barnhart (2011), in which the consumers of the present study are more likely to adopt technologies. It is also possible to observe a significant difference between the different consumer profiles surveyed, with more or less technological experience, regarding to the proficiency construct in the process of adoption of the technology. The final considerations discuss the academic and managerial implications of these findings.en_US
dc.description.abstractA constante evolução da tecnologia, assim com a sua crescente influência no nosso cotidiano, tem impactado diretamente a forma como vivemos, e consequentemente, a maneira como consumimos. Essa importância da tecnologia tem despertado cada vez mais o interesse dos pesquisadores da área de Marketing. Tal processo tem contribuído para um aumento significativo no número de estudos que buscam melhor entender essa relação do consumidor com a tecnologia e o seu processo de adoção. Isto posto, a propensão a adoção de tecnologia surge como um importante constructo para auxiliar no entendimento dessa complexa relação do consumidor com a tecnologia. Nesse sentido, a escala Technology Propensity Adoption (TAP) desenvolvida por Ratchford e Barnhart (2011), ao sugerir um modelo composto por fatores inibidores (dependência e vulnerabilidade) e fatores que incentivam (otimismo e proficiência) a adoção de tecnologia, representa um importante avanço para o entendimento dessa relação. Isto posto, o objetivo central dessa pesquisa é verificar a aplicabilidade da escala TAP no contexto brasileiro, por meio da replicação do instrumento de medida a uma amostra de 428 consumidores na cidade de Porto Alegre.Os resultados encontrados evidenciam a validade da escala TAP como um instrumento confiável e válido para a mensuração da propensão a adoção de tecnologia dos consumidores brasileiros, confirmando as quatro dimensões propostas pelo estudo original. Os dados ainda apontam diferenças significativas entre os consumidores deste estudo em relação aos do estudo original de Ratchford e Barnhart (2011), apresentando os do presente estudo maior propensão à adoção de tecnologias. Também pode-se observar uma diferença significativa entre diferentes perfis de consumidores pesquisados, com uma maior ou menor vivência tecnológica, no que tange ao constructo proficiência no processo de adoção da tecnologia. As considerações finais discutem as implicações acadêmicas e gerenciais destes achados.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectCOMPORTAMENTO DO CONSUMIDORpt_BR
dc.subjectCOMPORTAMENTO - PESQUISASpt_BR
dc.subjectTECNOLOGIApt_BR
dc.subjectMARKETINGpt_BR
dc.subjectADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpt_BR
dc.titleAdoção de produtos e serviços tecnológicos pelo consumidor: uma avaliação da aplicabilidade da technology adoption propensity no contexto brasileiropt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Administração, Contabilidade e Economiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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