Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/5585
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dc.contributor.advisorAlmeida, Stefânia Ordovás deen_US
dc.contributor.authorVeber, Patrícia Aparecidaen_US
dc.date.accessioned2013-12-17T01:01:13Z-
dc.date.available2013-12-17T01:01:13Z-
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/5585-
dc.description.abstractThe relationship marketing is essential to create a bond between institutions and students. Considering the importance of the development of the relationship among higher education institutions (HEI) and its students, this study aims to adapt and validate a scale to evaluate the relationship between postgraduate students and the higher education institutions which they attend, as proposed by Westbrook and Dholakia (2006), under the Brazilian context. This is a quantitative research, conducted with a sample of 343 postgraduate students, using exploratory factor analysis and reliability for refinement of the scale and confirmatory factor analysis to validate the scale in the Brazilian context. The results showed adequate levels of reliability and convergent validity, discriminant and dimensionality for the dimensions of the variables studied. The research contributes to the expansion of studies on relationship marketing in higher education institutions, since there are few studies investigating the relationship of postgraduate students and none of the instruments relating students of postgraduate programs are validated for the Brazilian context. In the final considerations, implications of this study and suggestions for future studies are presented.en_US
dc.description.abstractO marketing de relacionamento é essencial para que a relação entre as instituições e alunos seja efetuada. Considerando a importância do desenvolvimento do relacionamento entre instituição de ensino superior (IES) e seus alunos, este trabalho teve como objetivo adaptar e validar a escala de avaliação do relacionamento dos alunos de pós-graduação com sua instituição de ensino superior proposta por Westbrook e Dholakia (2006) no contexto brasileiro. A pesquisa, de natureza quantitativa, realizada com uma amostra de 343 estudantes de pós-graduação, utilizou-se de análise fatorial exploratória e confiabilidade para purificação da escala e análise fatorial confirmatória para validar a escala no contexto brasileiro. Os resultados encontrados apresentaram níveis adequados de confiabilidade, de validade convergente, de discriminante e de unidimensionalidade para as dimensões das variáveis estudadas. Esta pesquisa contribui para a ampliação dos estudos sobre marketing de relacionamento em instituições de ensino superior, uma vez que há poucos estudos que investigam o relacionamento dos alunos da pós-graduação e não havia instrumento validado para o contexto brasileiro para estudantes de programa de especialização. Nas considerações finais, implicações deste estudo e sugestões para estudos futuros são apresentadas.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpt_BR
dc.subjectMARKETING DE RELACIONAMENTOpt_BR
dc.subjectCONFIANÇA NA EMPRESApt_BR
dc.subjectCONSUMIDORES - SATISFAÇÃOpt_BR
dc.subjectENSINO SUPERIORpt_BR
dc.titleAdaptação e validação da escala de Westbrook & Dholakia (2006) para mensurar o relacionamento dos alunos de pós-graduação no contexto brasileiropt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Administração, Contabilidade e Economiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administração e Negóciospt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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