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dc.contributor.advisorGuareschi, Pedrinho A.en_US
dc.contributor.authorCarvalho, Maria Luisaen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T19:07:37Z-
dc.date.available2013-08-07T19:07:37Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/4777-
dc.description.abstractThe thesis consists of the case study of a Social Responsibility particular proposal: the Communion Economy (EdC). Introduced in Brazil in 1991, the EdC is presented as a new way of economic acting whose intention would be to solve the problem of poverty through the donation of part of the profit to the poor, as well as the recovery of ethics in organizations. The analysis of the Communion Economy presented in this thesis was carried out based on the Social Representation theory (MOSCOVICI, 20030 and Ideology (THOMPSON, 1995), trying to understand the social representations which make part of the EdC´s proposal, their repercussion on work relations, on subjectivity and perspective of social change, and if they are used to establish and maintain domination relations. The research corpus was constructed from the visit to three EdC companies, semi-guided interviews with their business people and workers, participation in the Commnunion Economy National Congresses of 2004 and 2005, bibliographic research of works related to the Communion Economy (books, periodicals), consultation of websites (www. focolare. org; www. edc-online. org) and discussions through a virtual group about EdC. The data analysis was held based on the Depth Hermeneutics, proposed by Thompson (1995) because it includes several phases of investigation and is useful to the ideological analysis. The results showed that, besides the representations of religious origin (Divine Providence), there are others added to EdC, already rooted in the capitalist discourse (meritocracy, profit as a legitimate right of capitalism, society as the sum of individuals), as well as the emergency of new representations were identified, through which the businessperson is not seen as the social vilain, while the companies are presented as communities. The EdC gathers not only the entrepeneurial “new” philosophy, but also other contemporary correlative phenomena – the Spirituality in Organizations and the Communitarism – as it puts religious practices inside the companies, and also proposes that they become a community to their members. The results also show that the EdC is not an antihegemonic proposal, because it complements and does not contradicts the capitalist model. Although under a new name, it suits the neoliberal demands, reinforcing the imaginary of servant-slave, of dependency and submission, that is translated in the search of security and protection offered by the parent-company. The question of gratitude, which could indicate a break of EdC with the capitalist logic, does not come true fully, since it considers a gift what is a right, remaining the relations unequal and of domination.en_US
dc.description.abstractA tese consiste em um estudo de caso de uma proposta particular de Responsabilidade Social: a Economia de Comunhão (EdC). Anunciada no Brasil, em 1991, a EdC é apresentada como um novo agir econômico que buscaria solucionar o problema da pobreza através de doações de parte dos lucros aos pobres, bem como do resgate da ética nas organizações. A análise da Economia de Comunhão apresentada nessa tese foi realizada a partir da teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 2003) e da Ideologia (THOMPSON, 1995), buscando compreender as representações sociais que configuram a proposta da EdC, suas repercussões sobre as relações de trabalho, sobre a subjetividade e perspectiva de mudança social, e se as mesmas são empregadas para estabelecer e manter relações de dominação. O corpus da pesquisa foi construído a partir da visita a três empresas de EdC, entrevistas semi-dirigidas com empresários e trabalhadores das mesmas, participações nos Congressos Nacionais de Economia de Comunhão dos anos de 2004 e 2005, pesquisa bibliográfica de obras referentes à Economia de Comunhão (livros, periódicos), consulta a websites (www. focolare. org; www. edc-online. org) e discussões através de um grupo virtual sobre EdC. A análise dos dados foi realizada a partir da metodologia da Hermenêutica da Profundidade proposta por Thompson (1995) devido à mesma incluir várias fases de investigação e ser útil à análise ideológica. Os resultados identificaram que, além das representações de origem religiosa (Providência Divina), somam-se à EdC outras já sedimentadas no discurso capitalista (meritocracia, lucro como direito legítimo do capitalista, sociedade como soma dos indivíduos), bem como identificou-se a emergência de novas representações através das quais o empresário deixa de ser apontado como o vilão social e ganha ares de herói, enquanto que as empresas são apresentadas como comunidades. A EdC reúne em si, além da questão da “nova” filantropia empresarial, outros fenômenos contemporâneos correlacionados - a Espiritualidade nas Organizações e o Comunitarismo - à medida que insere práticas religiosas no interior das empresas, bem como propõe que as mesmas se tornem uma comunidade para seus membros. Os resultados apontam ainda que a EdC, embora sob novas roupagens, atende às exigências neoliberais, reforçando o imaginário de servo-escravo, de dependência e submissão, que se traduz na busca da segurança e proteção oferecidos pela empresa-mãe. A questão da gratuidade, que poderia indicar um rompimento da EdC com a lógica capitalista, não se concretiza plenamente, uma vez que se considera como dádiva o que é direito, permanecendo relações as relações assimétricas e de dominação.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectPSICOLOGIA SOCIALpt_BR
dc.subjectRESPONSABILIDADE SOCIALpt_BR
dc.subjectECONOMIA - ASPECTOS SOCIAISpt_BR
dc.subjectREPRESENTAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.subjectIDEOLOGIASpt_BR
dc.titleEconomia de comunhão: representações sociais e ideologia de uma nova proposta de responsabilidade socialpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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