Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/4172
Tipo: masterThesis
Título: Por uma abordagem enunciativa da leitura no ensino fundamental: o livro didático
Autor(es): Both, Joseline Tatiana
Orientador: Barbisan, Leci Borges
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Fecha de Publicación: 2006
Palabras clave: LEITURA - ENSINO FUNDAMENTAL
LIVROS DIDÁTICOS
EDUCAÇÃO
Resumen: Este trabalho, que desenvolve a temática da leitura numa perspectiva enunciativa, tem como objetivo investigar propostas de atividades com textos, retiradas de livros didáticos de Ensino Fundamental, buscando entender suas concepções de linguagem. Além disso, propõe uma análise de textos sob a perspectiva da Teoria da Argumentação na Língua (TAL), de Oswald Ducrot, Jean-Claude Anscombre e Marion Carel. Trata-se de uma teoria enunciativa, de base estruturalista, que considera que a função primeira da linguagem é a de argumentar. Utilizamos, nessa pesquisa, princípios fundamentais da teoria, enfocando especialmente o conceito de polifonia vinculado à Teoria dos Blocos Semânticos, para compreender como é construída a argumentação no discurso por meio da linguagem. Justifica nossa opção, o fato de a teoria possibilitar a compreensão da construção do sentido na linguagem em uso e, assim, servir como fonte de reflexão para as práticas de leitura e o ensino.
This study, which develops the topic of reading on an enunciation perspective, seeks to investigate plans of activities with texts from Primary School student’s books, attempting to understand their language concept. In addition, it suggests an analysis of texts based on Language Argumentation Theory by Oswald Ducrot, Jean-Claude Anscombre and Marion Carel. It is an enunciation theory based on structuralism which considers that the first task of language is discussion. Essential principles of theory have been used in this study, focusing mainly on the polyphony concept linked to the Theory of semantic blocks, in order to understand how the argument is constructed in speech through language. Our option is justified by the fact that the theory makes the construction of meaning in the language in use possible to understand thus it can be used as a source of study for reading and teaching activities.
URI: http://hdl.handle.net/10923/4172
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000390009-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,37 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.