Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/3977
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorParedes, Marçal de Menezesen_US
dc.contributor.authorHypólito, Bruno Klossen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T19:00:03Z-
dc.date.available2013-08-07T19:00:03Z-
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/3977-
dc.description.abstractA aprovação da Lei de Memória Histórica deu-se em meio a conturbados debates políticos e sociais sobre as memórias das vítimas da Guerra Civil espanhola e do Franquismo. Essa querela sobre as recordações dos “perdedores” vem sendo tratada desde a Transição Democrática, iniciada após a morte de Francisco Franco, em 1975. O cinema, enquanto manifestação cultural, foi utilizado ao longo de todo o Franquismo – ora para legitimar os discursos do Estado, ora para contestá-lo. Com a consolidação da democracia na Espanha, não foi diferente: muitas produções fílmicas continuaram construindo narrativas próprias sobre o passado recente do país. Neste sentido, a presente dissertação tem como objetivo analisar de que forma os filmes Silencio Roto (Montxo Armendáriz, 2001) e El Laberinto del Fauno (Guillermo del Toro, 2006), através de suas respectivas representações sobre a repressão franquista contra a guerrilha Maquis nos primeiros anos da ditadura espanhola, adquirem outros significados quando analisados em seus correspondentes contextos de produção. Através da análise fílmica, buscou-se nos elementos intrafílmicos (representações presentes nas sequências, cenas e personagens) e extrafílmicos (detalhes sobre a produção e seu contexto) evidências sobre os próprios posicionamentos dos cineastas com relação ao “Dever de Memória” na Espanha. A partir disso, a contra-análise possibilitou inserir ambas as películas no debate político e social sobre a disputa de memórias na Espanha dos anos 2000. A importância desta pesquisa reside na utilização da fonte fílmica enquanto objeto de análise, bem como sua aproximação com as questões relativas à Memória – áreas que possibilitam uma justaposição narrativa com a própria historiografia.pt_BR
dc.description.abstractThe approval of Historical Memory Law happened in a time of troubled political and social regarding the memories of the victims of the Spanish Civil War and and Francoism. This complaint about the “losers” memories has been treated since the Democratic Transition, started after Francisco Franco’s death in 1975. Cinema, as cultural demonstration, was used throughout all Francoism – either to legitimate the State speeches or to contest them. With the consolidation of democracy in Spain, it was not different: many film productions continued building their own narratives about the recent past of the country. Thus, the present term paper aims at analyzing how the films Silencio Roto (Montxo Armendáriz, 2001) and El Laberinto del Fauno (Guillermo del Toro, 2006), through the respective representations about the Francoist repression against guerrilla Maquis in the first years of the Spanish dictatorship, they acquire other meanings when analyzed in their corresponding production contexts. Through the film analysis, it was searched in the intrafilmic elements (present representations in the sequences, scenes and characters) and extrafilmic analysis (details about the production and its context) evidences about the movie makers positioning regarding “Duty of Memory” in Spain. From this point, conter-analysis has allowed inserting both films in the political and social debate about the dispute of memories in Spain in the 2000s. The importance of this research lies in the usage of film source as an analysis object, as well as its approach with questions regarding Memory – areas which allow a narrative juxtaposition with historiography.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectESPANHA - HISTÓRIA - GUERRA CIVILpt_BR
dc.subjectMEMÓRIA - ASPECTOS SOCIAISpt_BR
dc.subjectCINEMA - ASPECTOS SOCIAISpt_BR
dc.subjectCINEMA E POLÍTICApt_BR
dc.titleO cinema e a querela de memórias do franquismo na Espanha contemporânea: os casos de silencio roto e el laberinto del faunopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000447479-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,52 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.