Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/3764
Tipo: masterThesis
Título: Memórias, narrativas e história: a imigração espanhola recente em Porto Alegre
Autor(es): Prochnow, Lucas Neves
Orientador: Constantino, Núncia Maria Santoro
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Data de Publicação: 2009
Palavras-chave: HISTÓRIA
ESPANHA - HISTÓRIA - GUERRA CIVIL
IMIGRAÇÃO - RIO GRANDE DO SUL
IMIGRAÇÃO ESPANHOLA - PORTO ALEGRE
PORTO ALEGRE - HISTÓRIA - SÉCULO XX
IDENTIDADE CULTURAL
Resumo: Esta dissertação pretende compreender aspectos da imigração espanhola recente na cidade de Porto Alegre. A falta de documentação imigratória e a ausência de trabalhos acadêmicos sobre o tema fizeram com que se seguissem os pressupostos teórico-metodológicos da História Oral e da Análise Textual Discursiva. Realizaramse as coletas de treze depoimentos, a fim de se desvendarem as trajetórias de vida destes imigrantes a partir das narrativas construídas. Para tanto, contextualiza-se o período espanhol que leva à Guerra Civil até os quarenta anos da ditadura franquista, analisando-se os motivos emigratórios ao mesmo tempo em que se estudam aspectos econômico-sociais do Brasil como país receptor. Devido aos acontecimentos na Espanha, desde 1940 que em Porto Alegre a comunidade espanhola se divide em uma sede republicana e outra sede franquista, unificando-se somente em 1993. Assim, avalia-se o sentido dentro desta comunidade do uso político da memória feito pelo governo espanhol, considera-se sobre a formação dos lugares de memória e, por fim, analisam-se os locais de tal produção.
Esta disertación busca comprender aspectos de la inmigración española reciente en la ciudad de Porto Alegre. La falta de documentación inmigratoria y la ausencia de trabajos académicos sobre el tema hicieron con que se siguiesen presupuestos teóricos de la Historia Oral y del Análisis Textual Discursiva. Se realizaron trece entrevistas con la finalidad de desvendar las trayectorias de vida de estos inmigrantes a partir de las narrativas construidas. Para ello, se contextualizó históricamente el período español que lleva a la Guerra Civil hasta los cuarenta años de dictadura franquista, analizando los motivos que llevaron a la emigración al mismo tiempo que se estudiaron aspectos económico-sociales de Brasil como país receptor. Debido a los acontecimientos en España, desde 1940 la comunidad española en Porto Alegre se divide en una sede republicana y otra sede franquista, unificándose en 1983. De este modo, se analiza el sentido que tiene para esta comunidad el uso político de la memoria hecho por el gobierno español, considerándose la formación de los lugares de memoria, así como los locales de tal producción. spa
URI: http://hdl.handle.net/10923/3764
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000417998-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo2,41 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.