Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/2955
Tipo: masterThesis
Título: A ilha interdisciplinar de racionalidade e a construção da autonomia no ensino da matemática
Autor(es): Lucchesi, Ivana Lima
Orientador: Lima, Valderez Marina do Rosário
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Data de Publicação: 2010
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
AUTONOMIA (EDUCAÇÃO)
MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO
INTERDISCIPLINARIDADE
MATEMÁTICA - METODOLOGIA
Resumo: A pesquisa apresentada refere-se ao tema autonomia. Contemplou o estudo da metodologia interdisciplinar intitulada Ilha Interdisciplinar de Racionalidade de Gérard Fourez (1997) focalizando o estudo das noções de Progressão Aritmética e Progressão Geométrica. A investigação de natureza qualitativo-quantitativa teve como objetivo compreender como a metodologia da Ilha Interdisciplinar de Racionalidade pode contribuir para o processo de construção da autonomia do aluno no Ensino Médio. O processo de investigação, delineado como estudo de caso, foi realizado com uma turma de quarenta alunos do segundo ano do Ensino Médio. Por meio dos instrumentos: diários do aluno, diário do investigador, algumas falas gravadas e questionário final, foram recolhidos dados, posteriormente analisados. O acompanhamento da evolução dos alunos em cada etapa da metodologia permitiu estabelecer indicadores de autonomia. Em cada indicador foram mapeados comportamentos e atribuído graus de intensidade. O somatório dos graus de intensidade originou o índice de interação em cada indicador de autonomia. Os comportamentos observados foram cotejados com os indicadores de autonomia gerando quatro categorias: organização e planejamento, negociação, flexibilidade e comunicação às quais foram interpretadas por meio da Análise Textual Discursiva. O processo de análise permite afirmar que as etapas metodológicas contemplaram princípios de pesquisa evidenciada pelos momentos de elaboração de questionamentos, formulação de argumentações e pela comunicação dos resultados.Os momentos de planejamento das atividades, debates, elaborações próprias, comunicação escrita e comunicação oral, vivenciados pelos educandos, sugerem que a metodologia da Ilha Interdisciplinar de Racionalidade no ensino da Matemática contribui para o avanço da autonomia do aluno, à medida que se responsabilizam cooperativamente, reorganizando e reelaborando significados por meio da reflexão, do diálogo e de suas próprias construções.
The present research refers to the theme autonomy. It has contemplated the study of the interdisciplinary methodology entitled Interdisciplinary Island of Rationality, by Gérard Fourez (1997), focusing the study of the conception of Arithmetical Progression and Geometric Progression. The inquiry about qualitative-quantitative nature has tried to understand whether the methodology of the Interdisciplinary Island of Rationality can contribute to the subject’s autonomy construction process in a high school. The research process, as a case study, was conducted in a group of forty students attending the second degree of the high school. The following instruments were administered: daily routine of the students, daily of the investigator, some recorded speeches and a final questionnaire. Data was collected and, after, analyzed. The accompaniment of the students’ evolution in each stage of the methodology has allowed establishing some autonomy pointers. In each group of pointers, behaviors were mapped and degrees of intensity were attributed. The amount of the intensity degrees has originated the index of interaction in each group of de autonomy pointers. The observed behaviors were compared with the autonomy pointer, generating four categories: organization and planning, negotiation, flexibility and communication which were interpreted by means of Discoursive Textual Analysis. The analysis of the process permits to assert that the methodological stages contemplated the principles of this research related to stages of questioning elaboration, argument formularizations and the communication of the results.The planning of the activities, debate, own elaboration, written and oral communication experienced by students suggest that the methodology of the Interdisciplinary Island of Racionality in Mathematics teaching contributes to the advance of students’ autonomy, as they consider themselves cooperatively responsible, reorganizing and elaborating meanings by means of the reflection, dialogue and their own constructions.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2955
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