Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/26012
Type: masterThesis
Title: Percepções de estudantes acerca da relação das atividades de robótica com os pilares do pensamento computacional: estudo de caso em um espaço maker de uma escola privada de Porto Alegre
Author(s): Rocha, Gabriel Gomes
Advisor: Oliveira, Luciano Denardin de
Giraffa, Lucia Maria Martins
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Issue Date: 2023
Keywords: MATEMÁTICA - ENSINO
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
ROBÓTICA
EDUCAÇÃO
Abstract: Dentre os desafios ofertados pelo contexto da cibercultura estabelecida pelo mundo digital, o maior deles é preparar os estudantes para aturem em um mundo em constante mudanças e incertezas acerca do que efetivamente serão as atividades laborais no futuro. Uma das estratégias adotadas para transpor estes desafios é considerar as habilidades e competências associadas à construção de soluções computacionais no ambiente escolar. Neste sentido, a Base Nacional Comum Curricular apresenta diversas habilidades e competências a serem desenvolvidas pelas estudantes, dentre elas algumas associadas ao Pensamento Computacional (PC). Esta pesquisa de natureza qualitativa e do tipo estudo de caso, teve por objetivo geral compreender, a partir das percepções estudantes de uma escola privada, de educação básica, na cidade de Porto Alegre (RS), a relação das atividades de Robótica, realizadas em espaço maker, com os pilares do PC. A coleta de dados se deu a partir de um livreto, em que os estudantes registraram, a cada encontro, as aprendizagens que construíram juntamente com os colegas e o professor. Os dados coletados foram analisados a partir do método de Análise Textual Discursiva, com categorias a priori denominadas: Decomposição; Reconhecimento de Padrões; Abstração; e Algoritmos. Na análise foi possível verificar, a partir das percepções dos estudantes, como se dava a relação da Robótica com os pilares do Pensamento Computacional. O principal resultado foi que a resolução de problemas se deu de forma mais reflexiva e assertiva, sendo que o momento de depuração e correção de intercorrências permitiu aos estudantes compreenderem a importância do erro como parte do processo. Ademais, a transversalidade do Pensamento Computacional é uma oportunidade de revisar práticas pedagógicas e integrar novos modos de pensar a solução de problemas em todas as componentes curculares.
Among the challenges offered by the context of cyberculture established by the digital world, the biggest one is to prepare students to deal with a world of constant change and uncertainty about what work activities will be like. How to organize teaching and learning processes challenges teachers and school administrators. One strategy to overcome these challenges is considering the habits and competencies associated with constructing computational solutions in the school environment. In this sense, the BNCC integrates Computational Thinking (CP) into the set of skills and competencies to be developed by the students. The challenge for teachers and students is understanding what CT means and how to crosscut this way to build solutions in other areas of knowledge. This qualitative research, based on a case study, had the general objective of understanding, from the perceptions of students at a private school, of primary education, in the city of Porto Alegre (RS), the relationship between Robotics activities carried out in maker space, with the pillars of the PC. Data collection took place from a booklet, in which the students recorded, at each meeting, the learning they built together with their colleagues and the teacher at that time. The collected data uses the Discursive Textual Analysis method, with a priori categories: Decomposition; Pattern Recognition; Abstraction; and Algorithms. In the analysis, it was possible to verify how the relationship between Robotics and the pillars of Computational Thinking took place from the students' perceptions. The main result was that problem-solving took place more thoughtfully and assertively. The debugging and correcting intercurrences allowed students to understand the importance of errors in the process and learning. It is an opportunity to review pedagogical practices and integrate new ways of thinking about problem-solving in all curricular subjects.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26012
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000507927-Texto+completo-0.pdfTexto completo4,28 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.