Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/26008
Tipo: doctoralThesis
Título: Identidades sob rasura: o documentário biográfico como reescrita gráfica e histórica da ditadura civil-militar (1964-1985)
Autor(es): Ronna, Giulianna Nogueira
Orientador: Gutfreind, Cristiane Freitas
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Fecha de Publicación: 2024
Palabras clave: COMUNICAÇÃO SOCIAL
DITADURA MILITAR, 1964-1985 - BRASIL
CINEMA DOCUMENTÁRIO - BRASIL
Resumen: Este trabalho propõe uma investigação centrada na análise da escritura gráfica presente em documentários biográficos brasileiros contemporâneos que abordam a temática acerca da ditatura civil-militar (1964-1985), interrogando a forma como a palavra e o traço inscritos na imagem contribuem para a construção narrativa das identidades históricas. A pesquisa se concentra na abordagem benjaminiana, na qual as composições fílmicas são consideradas como espaços para uma reescrita crítica e política da história, em diálogo com a filosofia derridiana, que concebe a questão identitária em sua alteridade, dissolução e impossibilidade de apreensão. Partindo da compreensão de que o atual contexto político e social do país exige uma revisão contínua do período ditatorial, devido aos constantes ataques e ameaças às instituições democráticas, bem como à celebração pública da violência do regime autoritário, a presente tese propõe indagar a problemática gráfica nos documentários Retratos de identificação (2014), Fico te devendo uma carta sobre o Brasil (2019) e Apiyemiyekî? (2020), uma vez que estes filmes abordam os deslocamentos da história, suas rupturas e intervalos, por meio de determinadas escolhas estéticas, incluindo o uso recorrente de elementos gráficos. A metodologia adotada baseia-se nos falsos movimentos (Badiou) do cinema, pelos quais a absorção das particularidades gráficas efetiva-se. Essa perspectiva, visando identificar e compor os eixos de análise, destaca a presença da palavra e dos traços inscritos na imagem, aqui denominados como ‘momentos gráficos’, os quais são observados, neste estudo, sob três perspectivas: plástica, histórica e identitária, permitindo, assim, o acesso a diferentes camadas de apreensão narrativa.Nas composições, a pesquisa identificou a carta/escrita, os documentos/grafias, e o autorretrato/traço, como marcadores metodológicos por reterem, em sua essência e profundidade imagética, uma correlação com a extensão e a experiência do sujeito no mundo, além de estarem vinculados às temporalidades implicadas. Ao explorar os modos de inscrição e como estes revelam e engendram novas formas de apreensão do conhecimento histórico, o que se percebe é uma fratura identitária, fazendo emergir, no processo, uma relação incondicional com a alteridade, com um outro, em suas distâncias, interrupções e invisibilidades, colocando a composição sob rasura, sob tensão, sendo capaz de modificar a experiência histórica do espectador e reafirmando, assim, o cinema como um espaço para uma reescrita crítica e profunda do passado.
This tesis proposes an investigation focused on the analysis of graphic writing present in contemporary Brazilian biographical documentaries that address the theme of the civil-military dictatorship (1964-1985), interrogating how the written word and trace inscribed in the image contribute to the narrative construction of historical identities. The research focuses on the benjaminian approach, in which film compositions are regarded as spaces for a critical and political rewriting of history, in dialogue with derridean philosophy, which conceives the issue of identity in its otherness, dissolution, and impossibility of apprehension. Starting from the understanding that the current political and social context of the country demands a continuous and critical review of the dictatorial period, due to the constant attacks and threats to democratic institutions, as well as the public celebration of the violence of the authoritarian regime, this thesis proposes to address the issue in the films Retratos de identificação (2014), Fico te devendo uma carta sobre o Brasil (2019), and Apiyemiyekî? (2020), as they deal with the displacements of history, its ruptures, and intervals through specific aesthetic choices, including the recurrent use of graphic elements.The adopted methodology is based on the false movements (Badiou) of cinema, through which the absorption of graphic particularities is effected. This approach, aiming to identify and compose the categories of analysis, highlights the presence of words and traces inscribed in the image, here referred to as 'graphic moments', which are observed in this study from three perspectives: plastic, historical, and identitarian, allowing access to different layers of narrative apprehension.In the compositions, the research identified the letter/writing, documents/graphemes, and self-portrait/trace as methodological markers for retaining, in their essence and depth of imagery, a correlation with the extent and experience of the subject in the world, besides being linked to the implied temporalities. By exploring the modes of inscription and how they reveal and engender new forms of apprehension of historical knowledge, what is perceived is an identity fracture, reaching only its future, bringing forth in the process an unconditional relationship with alterity, with an other, in its distances, interruptions, and invisibilities, placing the composition under erasure, under tension, being capable of modifying the viewer's historical experience and thus reaffirming cinema as a space for a critical and profound rewriting of the past.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26008
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000507912-Texto+completo-0.pdfTexto completo25,14 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.