Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/25981
Tipo: masterThesis
Título: A residência multiprofissional para o SUS e para além do SUS: uma análise da inserção profissional de assistentes sociais egressas dos programas de residência de Porto Alegre
Autor(es): Netto, Isadora Brinckmann Oliveira
Orientador: Grossi, Patricia Krieger
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Data de Publicação: 2024
Palavras-chave: ASSISTENTES SOCIAIS - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
INTERNATO E RESIDÊNCIA
SERVIÇO SOCIAL
Resumo: A presente dissertação possui como objetivo geral analisar, a partir da escuta dos participantes, de que maneira os programas de Residência Multiprofissional em Saúde de Porto Alegre contribuem para a inserção de assistentes sociais egressos em espaços sócio-ocupacionais do SUS, com vistas a contribuir para a qualificação deste processo. Já os objetivos específicos visam a: 1) Analisar se os programas de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde de Porto Alegre estão contribuindo para a formação de recursos humanos para o SUS, conforme legislação vigente; 2) Analisar as experiências sociais dos participantes em relação a suas inserções em espaços sócio-ocupacionais após a realização da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde; 3) Identificar como tem se dado a inserção desses egressos em espaços sócio-ocupacionais e a partir de quais tipos de certames/seleções isso tem ocorrido. O desenvolvimento desta pesquisa está alicerçado no método materialista histórico dialético, que perpassa todas as etapas da pesquisa, por intermédio da análise das seguintes categorias analíticas centrais: totalidade, historicidade, contradição e mediação. Considerando estes objetivos e a escolha pelo Método, optou-se pela pesquisa Qualitativa, adotando-se também a Técnica de Triangulação de Dados, através das entrevistas com as participantes, análise documental dos Editais e Processos Seletivos (datados dos anos 2021, 2022 e 2023), bem como a revisão de literatura acerca dos temas que perpassam os objetivos da pesquisa. A amostra se constituiu como intencional, e foi composta por 8 participantes. A escolha dos participantes aconteceu por conveniência, por meio da amostragem em bola de neve.Em relação aos documentos analisados, foi realizado um levantamento dos últimos Concursos e Processos Seletivos de todas as instituições em Porto Alegre que oferecem vaga para assistente social em seus Programas de Residência. Para a análise das informações coletadas, foi utilizada a Análise de Conteúdo de Bardin (1977). O estudo revelou uma realidade extremamente contraditória no que se refere à realização da residência. Verifica-se que a bolsa oferecida é um importante diferencial, principalmente no que se refere à inserção no mercado de trabalho após a conclusão da graduação. Além disso, a pesquisa aponta para diversas dificuldades que perpassam a residência, como a carga horária excessiva, a falta de preceptoria e uma má compreensão do papel dos(as) residentes dentro das instituições. Mesmo frente a isso, a residência se mostra como um importante aprendizado profissional e crescimento pessoal. Além disso, nota-se que não há nenhum programa ou política de garantia de que as profissionais egressas das residências retornem ao SUS, entretanto, percebe-se que, conforme os dados coletados, as profissionais estão conseguindo retornar para o serviço público em geral, principalmente para a política de assistência social e também para a política de saúde. Além disso, percebe-se que a realização da residência impacta de maneira diferenciada em cada participante, produzindo experiências específicas e percepções distintas em relação à profissão e ao serviço público. Identifica-se, também, a repercussão da realização da residência na atuação profissional das participantes, sinalizando a formação em serviço como um potencial de aprendizado e aperfeiçoamento.
The overarching goal of this dissertation is to analyze, based on participants' perspectives, how the Multiprofessional Health Residency programs in Porto Alegre contribute to the integration of graduate social workers into socio-occupational spaces within the Brazilian Unified Health System (SUS), aiming to enhance the qualification of this process. The specific objectives are: 1) To ascertain whether the Integrated Multiprofessional Health Residency programs in Porto Alegre are contributing to the formation of human resources for SUS in compliance with current legislation; 2) To analyze the social experiences of participants regarding their integration into socio-occupational spaces after completing the Integrated Multiprofessional Health Residency; 3) To identify the methods of integrating these graduates into socio-occupational spaces and the types of competitions/selections through which this has occurred. The development of this research is grounded in the Historical Dialectical Materialism Method, which spans all stages of the study through the analysis of central analytical categories: totality, historicity, contradiction, and mediation. Given these objectives and the chosen methodology, a Qualitative research approach has been adopted, along with the Data Triangulation Technique, involving participant interviews, documentary analysis of Announcements and Selection Processes (2021, 2022 and 2023), as well as a literature review encompassing themes relevant to the research objectives. The intentional sample will comprise 14 participants, selected through convenience sampling using a snowball approach. In terms of the documents to be analyzed, an overview of the latest Contests and Selection Processes from all institutions offering positions for social workers in their Residency Programs was conducted.The collected information will be analyzed using Bardin's Content Analysis (1977). The study revealed an extremely contradictory reality regarding the completion of residency. It is observed that the offered scholarship is an important differential, especially concerning integration into the job market after graduation. Additionally, the research points to several difficulties that permeate residency, such as excessive workload, lack of preceptorship, and a poor understanding of the role of residents within institutions. Despite this, residency proves to be an important professional learning experience and personal growth opportunity. Furthermore, it is noted that there is no program or policy guaranteeing that professionals who graduate from residencies return to the public healthcare system (SUS). However, it is perceived that, according to the collected data, professionals are managing to return to the public service sector in general, especially to social assistance and health policies. Moreover, it is evident that completing residency impacts each participant differently, producing specific experiences and distinct perceptions regarding the profession and public service. The repercussion of completing residency on the professional performance of the participants is also identified, signaling inservice training as a potential for learning and improvement.
URI: https://hdl.handle.net/10923/25981
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