Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/25944
Type: masterThesis
Title: Elizabeth Bishop com Marianne Moore: um diálogo entre a singularidade e a tradição
Author(s): Silva, Raínne Fogaça da
Advisor: Kohlrausch, Regina
Theobald, Pedro
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Issue Date: 2023
Keywords: POESIA - ANÁLISE LITERÁRIA
MODERNISMO (LITERATURA)
ANÁLISE LITERÁRIA
LITERATURA COMPARADA
Abstract: Este estudo busca investigar, a partir de poemas selecionados dos livros North & South (1946), de Elizabeth Bishop, e Selected Poems (1935), de Marianne Moore, traços de singularidade, originalidade e, por outro lado, traços em comum, pertencentes a uma tradição, na criação poética de Bishop, poeta que é herdeira direta do alto modernismo norte-americano, em relação ao trabalho de Moore, poeta fundamental para a compreensão do período que, ao longo das décadas de 1920 e 1930, reconfigurou a forma de pensar e escrever literatura. As análises, realizadas num movimento comparativo, se darão, sobretudo, a partir do esforço empregado pelas poetas na construção imagética e rítmica de suas criações. O trabalho, portanto, é construído a partir de três capítulos: num primeiro momento, são elencadas as discussões que tratam do debate entre ruptura e tradição, o novo e o antigo, a partir de Leyla Perrone-Moisés (1998), Octavio Paz (1984) e T.S. Eliot (1989); no segundo capítulo, por sua vez, o debate circundará as análises, sustentadas por pares de comentadores, dos seis poemas selecionados. No terceiro e último capítulo, por fim, a discussão é centrada nas diferentes significações atribuídas aos vocábulos modernismo, moderno e modernidade, a partir de Antoine Compagnon (2014), sobretudo; e, na segunda seção, o foco é no lugar que Elizabeth Bishop e Marianne Moore ocupam nos períodos do modernismo tardio e do alto modernismo, respectivamente. A partir das leituras e análises é possível afirmar que, no caso de Moore, é recorrente o emprego de uma linguagem mais informal, pautada na impessoalidade, e a quebra silábica entre os versos, sustentada, por vezes, por um rigor rítmico, e em outras por versos livres; a precisão com que descreve as imagens construídas nos poemas é outro elemento característico da poeta.No caso do trabalho poético de Elizabeth Bishop, o que mais se aproxima de Moore parece ser a atenção dada ao delineamento das imagens, sempre descritas de forma minuciosa pelo sujeito lírico nos poemas analisados. O ponto de maior afastamento entre as duas poetas, por sua vez, diz respeito ao trato com a subjetividade e a impessoalidade: enquanto para Moore, como posto anteriormente, o trabalho com a impessoalidade é imprescindível no poema, Bishop tende a quebrar a barreira que separa essas duas esferas, o que ocasiona uma tensão dentro do próprio poema.
This thesis aims to investigate, based on selected poems from the books North & South (1946), by Elizabeth Bishop, and Selected Poems (1935), by Marianne Moore, singular and original aspects, as well as, on the other hand, common traits, belonging to a tradition, in the poetic creation of Bishop, poet who is direct heir of North American high modernism, side by side with Moore, a fundamental poet for understanding the period that, throughout the 1920s and 1930s, reconfigured the way of thinking and writing literature. The analysis carried out in a comparative movement, will take place, above all, from the effort employed by the poets in the imagery and rhythmic construction of their creations. This study, therefore, is constructed from three chapters: at first, the discussions that deal with the debate between rupture and tradition, the new and the old, from Leyla Perrone-Moisés (1998), Octavio Paz (1984) and T.S. Eliot (1989); in the second chapter, in turn, the debate surrounding the analysis supported by commentators of the authors' works, of the six poems selected for this thesis. In the third and last chapter, finally, the discussion is centered on the different meanings attributed to the words modernism, modern and modernity, from Antoine Compagnon (2014), mainly; and, in the second section, the focus is on the place Elizabeth Bishop and Marianne Moore occupy in the periods of late modernism and high modernism, respectively. As from the readings and analysis it is possible to state that, in Moore's case, the use of a more informal language is recurrent, based on impersonality, and the syllable break between the verses, supported, sometimes, by a rhythmic rigor, and in others by free verse; the precision with which she describes the images constructed in the poems is another characteristic element of the poet.In the case of Elizabeth Bishop's poetic work, what comes closest to Moore is the attention given to the delineation of the images, always described in detail by the lyrical subject in the analyzed poems. The point of greatest distance between the two poets, in turn, concerns their dealing with subjectivity and impersonality: while for Moore, as mentioned earlier, working with impersonality is essential in the poem, Bishop tends to break down the barrier that separates subjectivity from the impersonal, which causes tension in the poem itself. .
URI: https://hdl.handle.net/10923/25944
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000507539-Texto+completo-0.pdfTexto completo1,17 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.