Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/25943
Type: masterThesis
Title: Criativo, vivencial e atitudinal: as três categorias de valores na realização de sentido
Author(s): Munari, Rodrigo Pereira
Advisor: Castro, Fabio Caprio Leite de
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Issue Date: 2023
Keywords: VALOR (FILOSOFIA)
SENTIDOS
VIDA
FILOSOFIA
Abstract: Viktor Emil Frankl (1905-1997), médico psiquiatra e doutor em Filosofia, é o criador da Logoterapia, a Terceira Escola Vienense de Psicoterapia. É um defensor da vida e desenvolve o conceito da vontade de sentido como centro gravitacional da existência humana. Esta dissertação tem como objetivo geral discorrer sobre as três categorias de valores na busca pelo sentido: criativos, vivenciais e atitudinais. Pretende, ainda, apresentar o filósofo Viktor Frankl e suas ideias sobre o tema; compreender o que é a vontade de sentido; e demonstrar que uma vida dotada de sentido tende a ser mais exitosa, apesar das adversidades. A pesquisa é de natureza básica e tem uma abordagem qualitativa. O procedimento é bibliográfico. Conclui que a vontade de sentido é o combustível que movimenta o ser humano rumo ao êxito nos enfrentamentos estabelecidos pela vida; que há a possibilidade de encontrar sentidos nos caminhos dos valores criativos, vivenciais e atitudinais; que não há como cumprir a jornada de forma justa e equilibrada sem que a liberdade e a responsabilidade caminhem juntas; e que a vida necessita de sentido, apesar das suas contingência.
Viktor Emil Frankl (1905-1997), psiquiatra y doctor en filosofía, es el creador de la Logoterapia, la Tercera Escuela Vienesa de Psicoterapia. Es un defensor de la vida y desarrolla el concepto de voluntad de sentido como centro gravitacional de la existencia humana. Esta disertación tiene como objetivo general discutir las tres categorías de valores en la búsqueda de significado: creativo, experiencial y actitudinal; también pretende presentar al filósofo Viktor Frankl y sus ideas sobre el tema; comprender qué es la voluntad de sentido; y demostrar que una vida dotada de sentido tiende a ser más exitosa, a pesar de las adversidades. La investigación será de carácter básico y tendrá un enfoque cualitativo. El procedimiento será bibliográfico. Se concluye que el deseo de sentido es el combustible que mueve al ser humano hacia el éxito en los enfrentamientos que establece la vida, que existe la posibilidad de encontrar sentido en los caminos de valores creativos, vivenciales y actitudinales; que no hay manera de completar el camino de manera justa y equilibrada sin libertad y responsabilidad caminando juntas, y que la vida necesita sentido, a pesar de sus contingencias.
URI: https://hdl.handle.net/10923/25943
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000507515-Texto+completo-0.pdfTexto completo780,92 kBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.