Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/25941
Tipo: masterThesis
Título: A educação básica após a abertura política no Brasil: um estudo sobre a importância do financiamento educacional
Autor(es): Souza, Thaís Cidade de
Orientador: Alvim, Augusto Mussi
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Economnia do Desenvolvimento
Data de Publicação: 2023
Palavras-chave: EDUCAÇÃO BÁSICA
FINANCIAMENTO EDUCACIONAL
POLÍTICAS PÚBLICAS
EDUCAÇÃO - BRASIL
ECONOMIA
Resumo: A pesquisa tem por objetivo conhecer a importância do financiamento para a educação brasileira, apresentando, inicialmente, uma linha cronológica das políticas públicas, para se conhecer a história e as prioridades da Educação brasileira; entendendo os instrumentos e mecanismos de financiamento da Educação, a sua origem, alocação e formas de fiscalização. Por meio do estudo do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) é possível compreender os investimentos do Brasil em Educação e a sua distribuição entre as regiões brasileiras, proporcionando, assim, observação sobre a sua relevância para o desempenho educacional brasileiro em provas como o Pisa (Programme for International Student Assessment), instrumento que estabelece um comparativo internacional da educação a cada três anos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A pesquisa direciona sua atenção para os investimentos em Educação no Brasil, realizando uma comparação com os países que mais investem em educação na OCDE. Dessa análise, é possível identificar a correlação entre o montante investido e as deficiências presentes no sistema educacional brasileiro. As estratégias de pesquisas utilizadas neste trabalho foram descritivas e exploratórias e ao método, classifica-se em qualitativo-quantitativo, envolvendo a integração da pesquisa bibliográfica e documental, focando na análise da política educacional nacional.
The research aims to comprehend the significance of financing in Brazilian education. Initially, it presents a chronological overview of public policies to grasp the historical trajectory and priorities of Brazilian Education. The study delves into the instruments and mechanisms employed for financing Education, encompassing their origins, allocation, and modes of oversight. By examining the Fundeb (Fund for Maintenance and Development of Basic Education and Valorization of Education Professionals), this research sheds light on Brazil's investments in Education and their distribution across different Brazilian regions. This, in turn, offers insights into their impact on Brazilian educational performance in assessments like PISA (Programme for International Student Assessment). PISA serves as a tool for conducting international comparisons of education every three years, overseen by the Organization for Economic Cooperation and Development (OECD). The research directs its attention to investments in Education in Brazil, making a comparison with the countries that invest the most in education in the OECD. From this analysis, it is possible to identify the correlation between the amount invested and the deficiencies present in the Brazilian educational system. The research employed descriptive and exploratory strategies, while the method was classified as qualitative-quantitative. It entailed the integration of bibliographic and documentary research, with a primary focus on the analysis of national educational policies.
URI: https://hdl.handle.net/10923/25941
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