Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/25891
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro, Fernanda Bittencourt
dc.contributor.authorSantos, Handiara Oliveira dos
dc.date.accessioned2023-12-16T12:02:45Z-
dc.date.available2023-12-16T12:02:45Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/25891-
dc.description.abstractO presente trabalho visa analisar emoções e inter-relações de crianças em ambientes com brincadeiras e propostas artísticas a partir de estudos socioantropológicos da infância e das emoções. Trata-se de uma pesquisa etnográfica com a aplicação do método empírico de observação indireta e participante, realizada em dois ambientes distintos: uma exposição interativa e imersiva de artes voltada para crianças inspirada nas obras da artista Tarsila do Amaral. E uma escola de educação infantil que desenvolve atividades interdisciplinares que fomentam criatividade e autonomia. A partir das observações realizadas na exposição e numa turma de educação infantil, investigo como as crianças desenvolvem suas relações e interações e expressam suas emoções durante as produções artísticas, criativas e do brincar nestes ambientes específicos. Nesta pesquisa as produções infantis são consideradas cruciais para a compreensão dos saberes e vivências das crianças. Elas servem também de suporte para cumprir o papel de dar maior visibilidade às diferentes formas de comunicação das crianças.pt_BR
dc.description.abstractThis research intends to analyze emotions and interrelationships of children in environments with play and artistic proposals based on socioanthropological studies of childhood and emotions. This is an ethnographic research with the application of the empirical method of indirect and participant observation, carried out in two distinct environments: an interactive and immersive art exhibition for children inspired in the works of the artist Tarsila do Amaral. And a children's school that develops interdisciplinary activities that foster creativity and autonomy. From observations made at the exhibition and in a children's education class, I investigate how children develop their relationships and interactions and express their emotions during artistic and creative productions and playing in these specific environments. In this research children's productions are considered crucial for the understanding of children's knowledge and experiences. They also serve as a support to fulfill the role of giving greater visibility to the different ways in which children communicate.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectCRIANÇAS - ASPECTOS SOCIAISpt_BR
dc.subjectCRIANÇAS NA ARTEpt_BR
dc.subjectEMOÇÕESpt_BR
dc.subjectCIÊNCIAS SOCIAISpt_BR
dc.titleRabiscando o ser criança: produções, inter-relações e emoções da exposição à escolapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Humanidadespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000506996-Texto+completo-0.pdfTexto completo5,37 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.