Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/25064
Type: doctoralThesis
Title: Aprendizagem socioemocional: um olhar dos professores da educação básica
Author(s): Santos, Diana Leonhardt dos
Advisor: Guilherme, Alexandre Anselmo
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Issue Date: 2023
Keywords: PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
PROFESSORES
EDUCAÇÃO BÁSICA
EDUCAÇÃO
Abstract: Historicamente, os aspectos cognitivos da aprendizagem, como o desempenho em testes e provas de conhecimento relacionados à leitura, escrita e matemática, sempre tiveram destaque nos currículos escolares. Entretanto, essa visão vem se modificando nos últimos anos. Desde a publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira em 1996 (BRASIL, 1996), tem-se tensionado a necessidade de as escolas da educação básica atuarem na formação integral dos estudantes. Com a homologação da Base Nacional Comum Curricular em 2017, o incentivo ao desenvolvimento socioemocional dos estudantes tornou-se mais evidente. Diante desse panorama, a presente tese tem como objetivo geral investigar as concepções de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sobre aprendizagem socioemocional e como trabalham com essa temática na escola que atuam. Os objetivos específicos são: (a) investigar quais são as concepções de aprendizagem socioemocional dos professores que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano); (b) analisar quais são as estratégias pedagógicas que os professores utilizam para o desenvolvimento socioemocional de seus estudantes; (c) investigar se os professores se sentem preparados e amparados pela escola para o trabalho com a aprendizagem socioemocional; (d) propor, com base nas necessidades encontradas, temas centrais para formação continuada dos professores. Para alcançar os objetivos da tese, realizou-se um estudo de caso em uma escola particular de educação básica da cidade de Porto Alegre.Participaram 54 professores que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental que responderam a três instrumentos: (a) Teachers’s Perceptions of Schooling Socio-Emotional Needs Inventory (MOREIRA et al., 2013); (b) Teacher SEL Beliefs Scale (BRACKETT et al., 2012); (c) Questionário elaborado pela doutoranda nomeado como “Questionário de Práticas Pedagógicas Voltadas para a Aprendizagem Socioemocional”. Os instrumentos a e b foram traduzidos por uma especialista da área, visto que são instrumentos inicialmente elaborados na língua inglesa. Para análise dos dados quantitativos, realizou-se um levantamento de frequência de respostas, já para os dados qualitativos, utilizou-se os princípios da análise de conteúdo de Bardin. Os achados mostraram que os professores, em sua maioria, entendem a aprendizagem socioemocional relacionada tanto aos aspectos intrapessoais (reconhecimento e gerenciamento das emoções) como aos aspectos interpessoais (cuidado e preocupação com os outros, estabelecimento de relações saudáveis e resolução de conflitos de maneira assertiva). A maioria dos professores apontaram que as necessidades socioemocionais que observam em seus estudantes são de ordem intrapessoal, ou seja, relacionadas às dimensões de autoconsciência e autogerenciamento. A pandemia foi citada como um dos fatores que acentuou as dificuldades dos estudantes. Sobre as estratégias mais utilizadas pelos participantes para o desenvolvimento socioemocional dos estudantes, a abertura de espaços de escuta e de diálogo foi a principal estratégia citada. Os dados coletados permitiram pensar em temas centrais para a formação continuada dos professores dos Anos Iniciais voltada para a temática investigada.
Historically, cognitive aspects of learning such as test performance and knowledge tests related to reading, writing and math have always been prominent in school curriculums. However, this view has been changing over the years. Since the launch of the Law of Directives and National Educational Bases in 1996 (BRAZIL, 1996), the need for basic education schools to act on the full formation of students has been stressed. With the homologation of the National Core Curriculum in 2017, the incentive towards socio-emotional development of students has become more evident. In face of this scenario, the present thesis has as its general objective to investigate the conceptions of primary school teachers on socio-emotional learning and how they approach this theme at the schools they work. The specific objectives are: (a) to investigate what the conceptions of primary school (1st to 5th year) teachers on socio-emotional learning are; (b) to analyze what pedagogic strategies teachers use for the students’ socio-emotional development; (c) to investigate if the teachers feel prepared and supported by the school to work with socio-emotional learning; (d) propose, based on the needs found, central themes for continuous teacher training. In order to achieve the objectives of this thesis, we carried out a case study in a private basic education school in the city of Porto Alegre. 54 primary school teachers participated, being subjected to three tools: (a) Teacher’s Perceptions of Schooling Socio-Emotional Needs Inventory (MOREIRA et al., 2013); (b) Teacher SEL Beliefs Scale (BRACKETT et al., 2012); (c) Questionnaire made by the Ph.D. candidate named “Questionnaire of Pedagogic Practices for Socio-Emotional Learning”.Tools (a) and (b) were translated by a specialist from the area, as these are tools originally created in English. For quantitative data analysis, we carried out a survey of the frequency of responses; for qualitative data, we used the principles of Bardin’s content analysis. The findings showed that most teachers understand socio-emotional learning as related to both intra-personal aspects (recognition and management of emotions) and inter-personal aspects (caring and worrying towards others, establishment of healthy relationships and assertive conflict resolution). Most teachers pointed out that the socio-emotional needs they observe in their students are intra-personal, i.e. related to self-conscience and self-management. The pandemic was mentioned as one of the factors that accentuated the students’ difficulties. Regarding the strategies most used by the participants for students’ socio-emotional development, giving room for listening and dialogue was the strategy mostly mentioned. The collected data allowed us to think about central themes for continuous primary school teacher training concerning the investigated topic.
URI: https://hdl.handle.net/10923/25064
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