Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/24316
Type: masterThesis
Title: As relíquias eram a virtus: objetos religiosos e agência no discurso jesuítico das Cartas Ânuas - Província Jesuítica do Paraguai, Séculos XVII e XVIII
Author(s): Sauter, Juliano
Advisor: Hilbert, Klaus
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em História
Issue Date: 2022
Keywords: JESUÍTAS - MISSÕES - PARAGUAI
RELÍQUIAS RELIGIOSAS
JESUÍTAS - HISTÓRIA
Abstract: Os jesuítas foram importantes promotores do culto às relíquias, restos mortais de santos e santas reverenciados pelos cristãos desde a Antiguidade. Na Província Jesuítica do Paraguai, tais artefatos integraram um conjunto de objetos religiosos constantemente utilizados em práticas curativas. Entendida como fonte de poderes sobrenaturais, cada relíquia continha a virtus, uma energia espiritual que conservava a força vital do santo após sua morte. Historiadores argumentam que, no cotidiano, a relíquia era considerada o próprio santo. A proposta deste trabalho é problematizar os conceitos historiográficos de relíquia e de virtus, realizando uma investigação de orientação empírica no contexto meridional da América Espanhola do século XVIII. A documentação é composta predominantemente de Cartas Ânuas e a abordagem teórica é interdisciplinar, ao utilizar aportes da antropologia, como a noção de agência, segundo Alfred Gell. Abordo as relíquias como mediadoras de ações e relações sociais, analisando relatos selecionados e o conteúdo do discurso. Entre os resultados, destaca-se uma reformulação do conceito de virtus.
The Jesuits were important promoters of the cult of relics, the mortal remains of saints revered by Christians since Antiquity. In Província Jesuítica do Paraguai, those artefacts integrated a set of religious objects frequently utilized in practices of healing. Understood as a source of supernatural powers, each relic contained the virtus, a spiritual energy which conserves the vital force of the saint after his death. Historians argue that, in everyday life, the relic was considered to be the saint himself. A purpose of this work is to problematize the historiographic concepts of relic and virtus, proposing an investigation empirically oriented, in the context of southern Spanish America in the eighteenth century. The documentation is composed of predominantly Cartas Ânuas and offers a interdisciplinary approach, making use of anthropology, as for the notion of agency, from Alfred Gell. I approach the relics as mediators of actions and social relations, analysing selected sources and the contents of the speech. Among the results, stands out the reformulation of the concept of virtus.
URI: https://hdl.handle.net/10923/24316
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