Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/24294
Type: masterThesis
Title: Ativismo religioso online: a pluridade e a transparência da fé da juventude porto-alegrense católica e evangélica na mídia social Instagram
Author(s): Vieira, Gabriela Ferreira
Advisor: Ribeiro, Fernanda Bittencourt
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Issue Date: 2022
Keywords: MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - ASPECTOS RELIGIOSOS
JUVENTUDE - ASPECTOS RELIGIOSOS
IGREJA CATÓLICA
IGREJA EVANGÉLICA
CIÊNCIAS SOCIAIS
Abstract: Quebrando barreiras e conquistando a religião, entre outros tantos setores, a transformação digital impacta e continua gerando transformações constantes. Com demonstrações de suas vantagens, a internet e as redes e mídias sociais cada vez mais informam, tem acessos numerosos e conquistam pessoas. Entre estes(as) usuários(as), estão os(as) jovens católicos(as) e evangélicos(as), que unem tecnologia com religião e disseminam suas crenças de formas criativas, inspiradoras, diferentes e transparentes. O objetivo central desta dissertação é analisar como a transformação digital gerou efeitos comportamentais de alto ativismo religioso, a partir das diversas exposições de fé nos perfis do Instagram dos(as) participantes jovens porto-alegrenses católicos(as) e evangélicos(as) que compõem os movimentos CLJ – Curso de Liderança Juvenil, Sociedade dos Guelfos, Força Jovem Universal Gaúcha e Jovens Encontros de Fé. Para alcançar este propósito a metodologia utilizada tem natureza qualitativa, delineamentos sendo a pesquisa bibliográfica e exploratória, além de instrumentos como fotografias, matérias de jornais e revistas online, redes sociais, relatório do IBGE, entre outros. A amostragem foi não-probabilística e direcionada, de tipicidade ou intencional e a técnica e instrumento de coleta de dados conduzida foi a entrevista individual, com técnica estruturada junto a etnografia digital. A análise foi feita com 8 (oito) jovens, metade católicos(as) e os(as) demais evangélicos(as), sendo 2 (dois) por grupo estudado (uma jovem mulher e um jovem homem), na faixa etária de 19 (dezenove) a 28 (vinte e oito) anos, consumidores(as) de conteúdos religiosos virtualmente e com contas ativas no Instagram.Além de entrevistados(as), tiveram suas publicações de fé dos seus perfis escolhidos do Instagram tanto de feed quanto de stories analisadas por 15 (quinze) dias corridos próximos a data de entrevista e também das publicações religiosas feitas anteriormente na mesma plataforma que estejam localizadas nos destaques, no feed e demais formatos do Instagram (reels, IGTV). Os temas abordados são: pluralidade virtual, cibercultura, consumidor(a) contemporâneo(a), mídias e redes sociais, exposição via Instagram, religiosidade brasileira, catolicismo, evangelicalismo, fé entre os meios de comunicação, conceptualização da juventude, gerações Y e Z, jovens cristãos/cristãs e movimentos juvenis católicos e evangélicos. O desfecho confirma o ativismo religioso online no Instagram presente entre a juventude de ambas religiões e o quanto há um pluralismo nas maneiras de expressões de fé originadas do fenômeno tecnológico frenético.
Breaking barriers and conquering religion, among many other sectors, digital transformation impacts and continues to generate constant transformations. With examples of its advantages, the internet and networks and social media increasingly inform, have widespread access and influence people. Among these users, are young Catholics and Evangelicals, who integrate technology with religion and spread their beliefs in creative, inspiring, different and transparent ways. The main objective of this dissertation is to analyze how the digital transformation resulted in behavioral effects of high religious activism, from the various displays of faith in the Instagram profiles of the young Catholic and Evangelical Porto Alegre participants who take part in the movements CLJ – Youth Leadership Course, Guelfos Society, Universal Youth Force Gaúcha and Young Encounters of Faith. To achieve this purpose the methodology used has a qualitative nature, outlines being bibliographic and exploratory research, as well as other sources such as photographs, articles from online newspapers and magazines, social networks, IBGE reports, among others. The sampling was non-probabilistic and directed, typical or intentional and the technique and instrument of data collection conducted was the individual interview, with a structured technique in conjunction with digital ethnography. The analysis was carried out with 8 (eight) youngs, half of them Catholics and the other Evangelicals, 2 (two) per group studied (one young female and one young male), aged 19 (nineteen) to 28 (twenty-eight) years old, active Instagram users and consumers of religious content on the internet.As well as being interviewed, they were also analyzed for their faith publications from their chosen Instagram profiles both feeds and stories for 15 (fifteen) calendar days prior to the interview date and also from previous religious publications posted on the same platform that are located in the highlights, feed and other Instagram formats (reels, IGTV). Topics covered include: virtual plurality, cyberculture, contemporary consumer, medias and social networks, exposure via Instagram, Brazilian religiosity, Catholicism, Evangelicalism, faith coverage in the media, the conceptualization of youth, generations Y and Z, Christian youth and Catholic and Evangelical youth movements. The outcome confirms the online religious activism on Instagram present among the youth of both religions and how much there is pluralism in the ways of expressions of faith originating from the frenetic technological phenomenon.
URI: https://hdl.handle.net/10923/24294
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