Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/2100
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGerbase, Carlosen_US
dc.contributor.authorOsório, Moreno Cruzen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:46:10Z-
dc.date.available2013-08-07T18:46:10Z-
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2100-
dc.description.abstractEsta pesquisa analisa o filme Maria Antonieta e procura demonstrar que a obra dirigida pela norte-americana Sofia Coppola é capaz de proporcionar um significado relacionado à condição existencial do indivíduo na contemporaneidade. Para isso, realiza dois grandes esforços. Primeiro, aborda este indivíduo a partir das sociologias de Zygmunt Bauman e Michel Maffesoli, especificamente no posicionamento que ambos têm a respeito da situação do homem contemporâneo. Depois, analisa o filme aproximando-o do conceito desconforto dionisíaco-líquido, criado com base nos dois pensadores. Para isso, usa como aporte metodológico uma técnica de análise fílmica de David Bordwell. Ela é a responsável por aproximar o conceito sociológico ao filme, demonstrando a possibilidade de que os sentidos necessários para a consolidação de um significado sejam construídos, caracterizando a trajetória da personagem principal como um movimento pendular entre a modernidade líquida de Bauman e a pós-modernidade de Maffesoli.pt_BR
dc.description.abstractThis research analyzes the film Maria Antonieta and aim to demonstrate that the work directed by American Sofia Coppola is able to provide a meaning related to existential condition of the individual in the contemporaneity. For that, performs two major efforts. First, it defines this individual using the sociology of Zygmunt Bauman e Michel Maffesoli, specifically their position about the situation of contemporany man. Then, analyzes the film, making an approach to dionisyan-liquid concept, developed based on the two thinkers. For this, it uses as methodology a technique of film analysis developed by David Bordwell. It is responsable for bringing the film to the sociological concept, demonstrating the possibility that the senses necessary for the consolidation or meaning are constructed, what characterizes the trajectory of the main character as a pendulum between Bauman's liquid modernity and Maffesoli's postmodernity.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectCINEMA - ASPECTOS SOCIAISpt_BR
dc.subjectMARIA ANTONIETA (FILME) - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpt_BR
dc.subjectCONTEMPORANEIDADEpt_BR
dc.subjectCIVILIZAÇÃO MODERNApt_BR
dc.titleMaria Antonieta: uma abordagem cinematográfica do indivíduo contemporâneopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000447485-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo7,04 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.