Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/15352
Tipo: masterThesis
Título: Rastros de uma voz: a instância gráfica na cinescrita de Agnés Varda
Autor(es): Ronna, Giulianna Nogueira
Orientador: Gutfreind, Cristiane Freitas
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Data de Publicação: 2019
Palavras-chave: CINEMA
COMUNICAÇÃO
Resumo: Neste trabalho, busco refletir a instância gráfica na cinescrita vardiana, enquanto um recurso que revela rastros de uma voz. Aproximo os conceitos de vestígio, rastro e traço em Benjamin (2006) e Derrida (2001) com aspectos da narração e da figura fílmica em Dubois (1999), viabilizando uma reflexão centrada nas formas de inscrição na película capazes de modificar os componentes visíveis e legíveis da imagem. Para tanto, realizo análises da instância gráfica nos filmes As duas faces da felicidade (Le Bonheur, 1965), Sem teto nem lei (Sans toit ni loi, 1985) e As praias de Agnès (Les plages d'Agnès, 2008). As análises expõem como a narração, constituída a partir desta instância, sugere aquilo que já não está mais visível, mas permanece latente na visualidade. Dessa forma, o gráfico participa de um modo de visibilidade que se organiza na experiência do rastro, dizendo algo sobre o filme.
In this work, I search to reflect on the graphic instance in Varda’s cinécriture, as a resource that reveals tracks of a voice. I approach the concepts of vestige, track and trace in Benjamin (2006) and Derrida (2001) to aspects of narration and filmic figure in Dubois (2005), enabling a reflection centred in ways of inscription in the movie that are able to modify the visible and readable components of the image. For this, I analyse the graphic instance in the films Happiness (Le Bonheur, 1965), Vagabond (Sant toit ni loi, 1985) and The beaches of Agnès (Les plages d’Agnès, 2008). These analyses expound how narration, built from this instance, suggest what is no longer visible, but remains latent in visuality. This way, the graphic participates of a visibility mode that organizes itself in the track experience, stating something about the film.
URI: http://hdl.handle.net/10923/15352
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