Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/14930
Tipo: masterThesis
Título: Desafios da formação leitora em bibliotecas comunitárias: registro, arquivo e memória de leitura da literatura infantil
Autor(es): Toigo, Renata
Orientador: Kohlrausch, Regina
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Fecha de Publicación: 2019
Palabras clave: LEITORES - FORMAÇÃO
LEITURA
BIBLIOTECA
LITERATURA INFANTIL
Resumen: Nesta dissertação, tratamos da formação do leitor em espaços alternativos: as bibliotecas Comunitárias Chocolatão e Arquipélago, gestadas pelo Centro de Integração de Redes e Culturas Locais – Cirandar, localizadas em periferias do município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O objetivo da pesquisa é validar a formação leitora a partir da análise em arquivos, ou seja, os registros de mediações de leitura, público presente nas mediações e retirada de livros. Antes de partir para a análise dos registros, apresentamos uma reflexão sobre a importância dos arquivos para poder escrever uma história (ARTIÈRES, 1998; ASSMANN, 1999; LARA, 2008; MENEZES, 1999; RICOEUR, 1997). Por tratar especificamente da formação do leitor infantil, historicizamos o percurso da leitura e literatura infantil, seu surgimento, formação e amadurecimento (CHARTIER, 1994; COELHO, 1982; DARNTON, 2010; LAJOLO E ZILBERMAN, 1996; ROBINE, 1974; ZILBERMAN, 2003). Compõe a fundamentação teórica uma reflexão sobre as especificidades e a importância do texto literário para a formação de leitores (AGUIAR, 1993; CANDIDO, 2004; COSSON, 2017; LARROSA, 1996; PETIT, 2008). Salientamos que as bibliotecas comunitárias, embora situadas em periferias onde não há a garantia de direitos sociais, mas sobram amor e solidariedade entre as pessoas, são, também, espaços onde se desenvolvem experiências de leitura compartilhada, onde mediador e leitor constituem fortes vínculos em torno da leitura (MACHADO, 2008; PATTE, 2012). Sabemos que a literatura sozinha não transforma as realidades vigentes, no entanto, acreditamos que, tal prática promovida largamente e conectada com as culturas locais, pode ajudar a humanizar e sensibilizar o ser humano, promovendo ações de transformação coletiva.
In this dissertation, we deal with the formation of the reader in alternative spaces: the Chocolatão and Arquipélago Community libraries, developed by the Center for Integration of Local Networks and Cultures - Cirandar, located in peripheries of the city of Porto Alegre, Rio Grande do Sul. The objective of the research is to validate the reading formation from the analysis in archives, that is, records of mediations of reading, the present public in the mediations and the lending of books. Before starting to analyze the records, we present a reflection on the importance of archives in order to write a story (ARTIÈRES, 1998; ASSMANN, 1999; LARA, 2008; MENEZES, 1999; RICOEUR, 1997). By specifically addressing the formation of the children's reader, we historicize the course of reading and children's literature, its emergence, formation and maturation (CHARTIER, 1994; COELHO, 1982; DARNTON, 2010; LAJOLO E ZILBERMAN, 1996; ROBINE, 1974; ZILBERMAN, 2003). The theoretical basis is a reflection on the specificities and the importance of the literary text for the formation of readers (AGUIAR, 1993; CANDIDO, 2004; COSSON, 2017; LARROSA, 1996; PETIT, 2008). We emphasize that community libraries, although located in peripheries where there is no guarantee of social rights, but lack love and solidarity between people, are also spaces where shared reading experiences are developed, where the mediator and the reader make strong links around reading (MACHADO, 2008, PATTE, 2012). We know that literature itself does not transform existing realities; however, we believe that such a practice promoted widely and connected with local cultures, can help to humanize and sensitize the human being, promoting actions of collective transformation.
URI: http://hdl.handle.net/10923/14930
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000494216-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo2,91 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.