Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/14887
Tipo: masterThesis
Título: (Re)configurações do feminino na Trilogia da Solidão, de Patricia Bins
Autor(es): Mendes, Marta Freitas
Orientador: Kohlrausch, Regina
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Data de Publicação: 2019
Palavras-chave: LITERATURA BRASILEIRA - HISTÓRIA E CRÍTICA
POESIA - ANÁLISE LITERÁRIA
LITERATURA BRASILEIRA
Resumo: Esta dissertação apresenta uma leitura do feminino na Trilogia da Solidão, a qual é constituída pelos romances Jogo de fiar (1983), Antes que o amor acabe (1984) e Janela do sonho (1986), de Patricia Bins, com ênfase nas personagens femininas, no narrador e no espaço, categorias narrativas centrais para a compreensão da trilogia segundo o viés da literatura de autoria feminina. A principal pergunta a ser respondida é: como o feminino se configura e reconfigura ao longo da Trilogia da Solidão? As protagonistas Ara (Jogo de fiar), Anna (Antes que o amor acabe) e Maria (Janela do sonho) são mulheres que se apropriam da escrita para resgatarem e reescreverem suas vidas, assumindo a tarefa de romper o silêncio sobre si mesmas. Nesta trilogia, Bins cria um universo narrativo próprio a partir de temas como solidão, casamento, maternidade, escrita e condição da mulher.A primeira parte deste trabalho retoma conceitos-chave para o posterior desenvolvimento da análise, esclarecendo o que se entende aqui por literatura, narrativa literária, elementos da narrativa e romance, conforme Bakhtin (1993), Reis (2003), Bachelard (1978), Forster (2005), Friedman (2002) e Borneuf & Ouellet (1976), dentre outros. O segundo capítulo situa e comenta a questão do feminino e da literatura escrita por mulheres, a partir de autoras fundamentais, como Beauvoir (1980), Woolf (2014; 2017), Schmidt (1988; 1995) e Richard (2002), assim como reflete sobre a literatura de Bins e o lugar de sua obra dentro da cultura sul-rio-grandense e brasileira. O último capítulo divide-se em três partes, cada uma dedicada um livro da Trilogia da Solidão, em ordem cronológica, seguindo a trajetória das protagonistas Ara, Anna e Maria, com enfoque nos elementos da narrativa escolhidos para, finalmente, abordar a representação do feminino nas obras. Por fim, são dispostas as considerações finais, seguidas das referências e do anexo, o qual inclui o inventário das principais publicações que constituem a fortuna crítica de Patricia Bins.
The present dissertation is an analysis of how femininity is featured in Trilogia da Solidão (“The Trilogy of Solitude”, free translation), composed of Patricia Bins’ novels Jogo de fiar (1983), Antes que o amor acabe (1984), and Janela do sonho (1986), emphasizing its female characters, narrator and narrative space, which are central narrative categories to comprehend the trilogy through the approach of female-authored literature. The main question to be answered is: how does femininity figure and refigure throughout the Trilogy? The protagonists Ara (Jogo de fiar), Anna (Antes que o amor acabe) e Maria (Janela do sonho) are women who turn to writing in order to rescue and rewrite their lives, by assuming the task of breaking the silence about themselves. In this trilogy, Bins generates an own narrative word, starting from subjects such as solitude, marriage, motherhood, writing and female condition.The first part of this study reviews key-concepts to then develop the analysis, elucidating the meanings of literature, literary narrative, elements of narrative and the novel, according to Bakhtin (1993), Reis (2003), Bachelard (1978), Forster (2005), Friedman (2002) e Borneuf & Ouellet (1976), among others. The second chapter locates and comments the femininity issue, as well as women’s literature, starting from essential authors, as Beauvoir (1980), Woolf (2014; 2017), Schmidt (1988; 1995) e Richard (2002); in addition it presents a reflexive analysis of Bins’ work and where her work is placed inside Brazilian and SouthBrazilian culture. The last chapter is divided in three sections, each dedicated to one of the three books that compose “The Trilogy of Solitude”, chronologically, following the course of each protagonist: Ara, Anna and Maria, focusing on selected narrative elements to, at last, approach how femininity is represented in these works. Finally, we present the final considerations, followed by references and annex, which include the catalog of the major publications that constitute the literary criticism on Patricia Bins’ works.
URI: http://hdl.handle.net/10923/14887
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