Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/10701
Tipo: masterThesis
Título: Autorrepresentação de adolescentes porto-alegrenses no Instagram
Autor(es): Fantoni, Andressa
Orientador: Pase, André Fagundes
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Data de Publicação: 2017
Palavras-chave: REDES SOCIAIS
JUVENTUDE
MOBILIDADE
COMUNICAÇÃO SOCIAL
Resumo: Este trabalho objetiva compreender de que forma os adolescentes de Porto Alegre/RS representam a si mesmos no Instagram e como as propriedades da rede social – isto é, a instantaneidade na captura e compartilhamento de imagens e a orientação estética do aplicativo – atuam sobre a comunicação desses sujeitos. Para contextualizar a pesquisa, partese da apresentação de um aporte teórico sobre juventude, práticas ciberculturais juvenis e autorrepresentação. Em seguida, é discutida a mobilidade da internet e dos dispositivos de acesso, bem como o conceito de redes sociais móveis. O método qualitativo é adotado para coletar dados sobre jovens usuários do Instagram, sendo a entrevista semiestruturada a principal entre as técnicas empregadas. Os dados encontrados em campo mostram que os adolescentes elaboram, com algum cuidado, imagens de si mesmos, e o caráter instantâneo do Instagram é negligenciado por esses jovens.
This work aims to understand how teenagers of Porto Alegre/RS represent themselves on Instagram and how the features of the social network – that is, the instantaneity in capturing and sharing images and the aesthetic orientation of the application – influence on the communication of these subjects. In order to contextualize the research, it starts from the presentation of a theoretical contribution on youth, youth cyberculture practices and selfpresentation. Next, it discusses the mobile internet and mobile access devices, as well as the concept of mobile social networks. The qualitative method is used to collect data about young Instagram users, the semi-structured interview being the main one among the techniques employed. Data found on field show that adolescents elaborate images of themselves with some caution, and the instantaneous condition of Instagram is neglected by these young people.
URI: http://hdl.handle.net/10923/10701
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