Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/10602
Tipo: masterThesis
Título: Juventudes e o ensino médio politécnico: a construção do conhecimento : uma outra dialética
Autor(es): Capulo, Sabrina
Orientador: Lacerda, Miriam Pires Corrêa de
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Fecha de Publicación: 2017
Palabras clave: ESCOLA POLITÉCNICA
ENSINO MÉDIO - PORTO ALEGRE
JUVENTUDE
EDUCAÇÃO
Resumen: Os estudos no âmbito das Juventudes apontam um distanciamento entre o campo de interesse dos jovens e a Escola, o que implica um processo contraproducente na educação, cuja base é uma visão preconcebida do jovem a quem se destina a estrutura educacional como um indivíduo passivo e amalgamável quando, na verdade, entendemos existir uma condição oposta a essa, ou seja, de um jovem capaz, decidido e coerente com o seu tempo. As políticas educacionais que derivam desta visão constituem ao cabo um processo evasivo dos estudantes, pois, falham em diversos graus, tanto na observação de um currículo e um procedimento docente concatenados quanto no entendimento e abordagem dos diversos anseios dos jovens com assuntos escolares e extraescolares para os quais sua vivência na escola poderia contribuir. Entendemos que este cenário representa, portanto, uma escola que está ultrapassada para o jovem, evidenciando como desafio a necessidade de reestabelecer um diálogo convergente aos interesses desses sujeitos e aos da Escola. Dessa forma, este estudo pretendeu investigar e apontar propriamente o sentido atribuído à Escola pelos jovens estudantes através da proposta curricular denominada Ensino Médio Politécnico em uma escola de ensino médio pública estadual de Porto Alegre e a partir do que se possa definir como práticas desejáveis e/ou indesejáveis e os modos como os mesmos se vincularam a elas ou, de outra maneira, procuraram fazer valer suas metas e valores, o que deverá, entre outras questões, apontar o que consideramos como protagonismo jovem.
Youth studies point to a gap between the field of interest of young people and the School, which implies a counterproductive process in education, the basis of which is a preconceived view of the young person to whom the educational structure is destined as a passive and amalgamable individual When, in fact, we understand that there exists a condition opposite to that, that is, of a capable young man, determined and coherent with his time. The educational policies that derive from this vision are at the end an evasive process of the students, since they fail in varying degrees, both in the observation of a concatenated curriculum and teaching procedure and in the understanding and approach of the diverse desires of the young people with school and extracurricular subjects to Which their experience in school could contribute. We understand that this scenario represents, therefore, a school that is outdated for the young, highlighting as a challenge the need to reestablish a dialogue convergent to the interests of these subjects and those of the School. Thus, this study intends to investigate and properly point out the meaning attributed to the School by the young students through the curricular proposal called Polytechnic High School in a state public high school in Porto Alegre and from what can be defined as desirable practices and/or undesirable, and the ways in which they are linked to them or otherwise seek to assert their goals and values, which should, among other things, indicate what we consider as a Youth protagonism.
URI: http://hdl.handle.net/10923/10602
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000484670-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,31 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.