Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/10574
Tipo: masterThesis
Título: Redução do risco de desastres aplicado à educação em ciências: representações de risco de alagamento por alunos de geografia
Autor(es): Quadros, Éverton Luis Luz de
Orientador: Lahm, Regis Alexandre
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Fecha de Publicación: 2017
Palabras clave: CIÊNCIAS - ENSINO
DESASTRES ECOLÓGICOS
REPRESENTAÇÃO SOCIAL
EDUCAÇÃO
Resumen: Visando a ampliar a resiliência social a desastres, a educação foi incluída entre as ações prioritárias das Nações Unidas (ONU) para a Redução do Risco de Desastres. Consequentemente, no Brasil, a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (Lei n° 12.608/2012) alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n° 9.394/1996) para inserir os princípios da defesa civil e do meio ambiente no currículo escolar. Frente a essa perspectiva, na presente pesquisa, se questiona: Como pode ocorrer o processo de aprender de alunos de Geografia a partir do estudo de representações do risco de alagamentos por meio de unidades de aprendizagem? A metodologia aqui desenvolvida objetivou compreender o processo de aprender de alunos de Geografia, a partir do estudo de representações do risco de alagamento por meio de Unidades de Aprendizagem. Onze alunos de Geografia participaram de atividades teóricas e práticas de produção e redução do risco de alagamentos, por meio de representações sociais, com o uso de mapas mentais, e representações espaciais, com o uso de simulações de urbanização, precipitação e alagamentos, realizadas com auxílio de um modelo físico (maquete) e digital de Porto Alegre (RS). Por meio de Análise Textual Discursiva, emergiram duas categorias quanto à importância de se estudar sobre Redução do Risco de Desastres em aulas de Geografia, uma com ênfase em ações de educação para resiliência e outra com ênfase em ações de Planejamento Territorial. A partir do presente estudo, conclui-se que é possível construir conhecimentos sobre os princípios da defesa civil na disciplina de Sistema de Informações Geográficas do curso de Geografia, por meio da elaboração de Unidades de Aprendizagem sobre Redução do Risco de Desastres.
URI: http://hdl.handle.net/10923/10574
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000484635-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo5,64 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.