Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/10391
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFinger, Cristiane
dc.contributor.authorBressan Junior, Mario Abel
dc.date.accessioned2017-07-28T12:04:10Z-
dc.date.available2017-07-28T12:04:10Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/10391-
dc.description.abstractEsta tese de doutorado possui como objetivo geral analisar como é constituída a memória afetiva dos telespectadores do Canal Viva no Brasil. Procuramos responder de que forma acontece a conquista da audiência, como a memória afetiva pode interferir neste processo de aceitação, quem são e como interagem esses telespectadores nas redes sociais e que memórias e afetos aparecem nas publicações. Utilizamos a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (2011), a qual estabelece a investigação sobre os sentidos semânticos dos comentários, observando os verbos, os adjetivos e expressões que proporcionam um sentido na conversa publicada na rede. Com a análise de conteúdo foi possível construir categorias que permitiram compreender as manifestações dos telespectadores sobre o Canal Viva. Analisamos os comentários postados pelos telespectadores, no site de rede social twitter, sobre as telenovelas Cambalacho e Laços de Família. Para isso, empregamos como ferramenta de coleta dos dados o software Grid Monitoramento. No percurso metodológico, as postagens foram classificadas em dois momentos. No primeiro, em positivas, negativas e neutras. No segundo, obedece aos critérios de categorização apresentados na metodologia. Após a realização dessas divisões, os dados foram analisados a partir das coocorrências de termos que aparecem incidentes ou não. Os resultados mostraram que, além da afetiva, há uma memória teleafetiva, resultante dos efeitos emocionais advindos da televisão, da socialização e dos afetos construídos com os grupos de referência. O Canal Viva passa a ser um lugar de revisitação, que evoca as memórias e as afetividades do público. Há um prazer em voltar ao passado por constituir um laço social reconstruído pelas rememorações, das quais a TV fez parte em momentos particulares e coletivos das pessoas.pt_BR
dc.description.abstractThis doctoral thesis has as general objective, to analyze how Canal Viva viewers' affective memory is constituted in Brazil. We try to answer in which way the audience conquest happens, how the affective memory can interfere in this process of acceptance, who are and how these viewers interact in social media and what memories and affections are shown in the posts. We use the Content Analysis of Laurence Bardin (2011), which establishes the research on the semantic meanings of comments, observing the verbs, adjectives and expressions that provide meaning in the conversation published on the network. With the analysis of content it was possible to construct categories of analysis that allowed to understand viewers‟ manifestations about Canal Viva. We analyzed the comments posted by viewers on twitter website on the telenovelas Cambalacho and Laços de Família. For this, we use Grid Monitoring software as a data collection tool. As a methodological course the posts were classified in two moments. The first one was positive, negative and neutral, and the second was in accordance with the categorization criteria presented in the methodology. After these divisions were made, the data were analyzed with the co-occurrences of terms that appear incidental or not. The final results showed that, in addition to being affective, there is a tele-affective memory, resulting from the emotional effects of television, socialization and the affections built with reference groups. Canal Viva becomes a place of revisitation, which evokes the memories and affectivities of the public. It is a pleasure to return to the past because it is a social bond reconstructed by remembrances, in which the TV was part of the private and collective moments of people.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectTELEVISÃOpt_BR
dc.subjectREDES SOCIAISpt_BR
dc.subjectMEMÓRIA - ASPECTOS SOCIAISpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃOpt_BR
dc.titleA memória afetiva e os telespectadores: um estudo do Canal Vivapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000484182-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo2,46 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.